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ATUALIZAÇÃO DE DADOS PESSOAIS ASSEGURA DIREITOS DE PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS E LOCATÁRIOS

O cartório de Registro de Imóveis é responsável pela guarda de documentos e constituição de todos os direitos relativos aos imóveis

O cartório de Registro de Imóveis é responsável pela guarda de documentos e constituição de todos os direitos relativos aos imóveis. Por isso concentra todas as informações referentes às características de cada um dos imóveis de determinada localidade, bem como os dados que identifica os titulares dos direitos que incidem sobre eles, que podem ser os locatários, locadores, credores, hipotecários ou credores fiduciários.
A Associação de Registradores de Imóveis do Estado de São Paulo (ARISP) alerta que é fundamental que os dados pessoais (estado civil, endereço e números de documentos) estejam sempre atualizados no registro de imóveis. Para fazer isso, basta apresentar no cartório em que o imóvel está registrado um requerimento de averbação dessas informações, juntando os documentos comprobatórios, por exemplo, na alteração de estado civil, deve-se apresentar a certidão de casamento atualizada.
Além disso, manter os endereços atualizados faz com que o proprietário seja rapidamente informado sobre qualquer circunstância que afete o imóvel, como por exemplo, uma ordem judicial de penhora ou o ajuizamento de uma ação de desapropriação, o que permite fazer sua defesa judicial de modo mais adequado.
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